“Atual”

Galeria Celeiro apresenta na Região Oceânica de Niterói a exposição “Atual” com um panorama da arte contemporânea de jovens artistas que em 2016 transitaram pelo estado do Rio de Janeiro participando da construção dos sentidos na cidade. Uma identidade plástica e sonora criada pelo mundo, para o mundo.

Completando um ano de existência a Galeria Celeiro celebra esse momento de um tempo que vai e um tempo que chega. E entre esse espaço a arte cria a visão individual do mundo e sugere novas experiências. Propomos uma reflexão sobre a produção artística atual de uma geografia desconectada de um tempo analógico. Por esse motivo, criamos também o projeto de educação Celeiro de Ideias um dia especial para conversar com os artistas e compartilhar ideias e reflexões sobre a arte “Atual”.

Artistas _
Andre Cyriaco – Cazé – Camiz Camila – Davi Baltar – Fábio Tenório – Guilherme Kid – Iris Hanae – Cristiano Preas – Tito Senna – Wilbor

Artistas

André Cyriaco

A paixão pela fotografia começou na época que competia como surfista profissional, era um aficionado pelas imagens que via nas revistas especializadas, tais como: Surfer, Surfing e Fluir. A primeira máquina foi uma Pentax e o primeiro curso de fotografia foi na Associação Fluminense de Fotografia. Trabalhou para a revista Now e foi freelancer das revistas Fluir e Hardcore como fotógrafo. Foram muitas viagens cobrindo campeonatos e fazendo matérias sobre os locais que visitava: Havaí, África do Sul, Canadá, Peru, Chile, Panamá, Estados Unidos (Califórnia) e dentro do Brasil: Sul, Sudeste, Nordeste, a Ilha de Fernando de Noronha e a Amazonia (Pororoca do Rio Amapá). Fundou a Revista Beach, em sua cidade natal, Niterói, com o propósito de divulgar o esporte e, com ela aprendeu muito, pois além de fazer as fotos, fazia também a parte comercial e matérias.

Formado em Propaganda e Marketing, pela Universidade Estácio de Sá, concluiu diversos cursos voltados para a área de fotografia e tratamento de imagens. Participou de workshops e feiras (Wedding Brasil, Photoimagebrazil e Paraty em Foco). Trabalhou cobrindo eventos, como: Fashion Rio, São Paulo Fashion Week, Carnaval na Marquês de Sapucaí e, fez fotos de grandes obras de engenharia (Linha Vermelha e Linha Amarela). Hoje é fotógrafo freelancer, especializado em natureza, esportes e corporativo.

“Hoje vejo que a fotografia é infinita e que através dela podemos descobrir o mundo e ajudá-lo a se desenvolver de uma forma sustentável. Costumo dizer que as imagens que capturo são simplesmente o jeito que enxergo o mundo, ou seja, simplesmente fascinante.” (André Cyriaco)

Camila Camiz

Nascida na Zona Norte do Rio de Janeiro, Camila Camiz conheceu o graffiti na sua adolescência – quando começou a frequentar rodas de rima e rap na rua. Logo nos seus primeiros desenhos começou a receber o incentivo dos amigos para pintar na rua, mas só em 2011 tomou coragem para aceitar o desafio.

Para Camiz, a arte é uma maneira de externar suas sensações, vontades, tristezas… Seu universo particular.

Grande parte das suas influências vem da feminilidade e das fugas mentais das mulheres. Sua arte reflete o universo feminino.

Cazé

Cazé é um artista versátil que transita entre o grafite, a pintura a óleo, a ilustração e a animação. É formado em Design, Character Design e Direção de Arte. É autodidata em Motion Design e Graffiti. No momento realiza curso de pintura clássica. A sua arte já foi exibida em mais de 10 exposições e, atualmente, desenvolve os projetos: Graffiti em Debate, Ladeira do Castro e 366 Barbudinhos.

Davi Baltar

Davi Baltar (Davi) é grafiteiro da cidade de Niterói-RJ, e atua nas ruas desde 2006. Tem como foco principal de seu trabalho personagens do cotidiano das ruas, que a própria vivência do graffiti traz para o convívio, e procura imprimir um traço semelhante a seus desenhos nas paredes, fruto de suas “anotações” do dia-a-dia. Faz parte do grupo Mafia 44, coletivo de artistas de Niterói e São Gonçalo, que surgiu no início de 2008 e que permanece até hoje produzindo murais, eventos e ministrando oficinas para diversos públicos, de forma independente ou com apoios.

Fábio Tenório

Fábio Tenório tem sua formação gráfica com uma combinação de cartuns, personagens de ficção científica misturados com elementos abstratos geométricos, influência adquirida quando estudou pintura contemporânea na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Formado em Design Gráfico e mestrou Ilustração em Portugal. Sua produção esteve presente em várias exposições individuais e coletivas em Portugal, Itália, Suíça e no Brasil como no Centro Cultural Justiça Federal, Centro Cultural dos Correios e no MAR – Museu de Arte do Rio.

Guilherme Kid

Guilherme Kid, grafiteiro, artista visual e ilustrador, teve o primeiro contato com graffiti em 2008 através da igreja que fazia parte. Bomb, personagens, eram seus traços. Até que em 2012 começou a fazer pinturas em preto e branco de latex e pincel, daí sua veia artística veio a tona e influenciado seu estilo até hoje.
Sua arte tem com tema elementos da natureza. Retrata matrizes diversas da cultura brasileira com muita influência da cultura afro do nosso país.

Iris Hanae

Iris Yamamura é niteroense, formada em Belas Artes – UFRJ. Além das ilustrações, trabalha com publicidade e design gráfico. Atualmente mora em São Paulo. Os trabalhos retratam os sentimentos e pensamentos da artista: como se vê, como enxerga a sociedade, lutas e explosões internas, pensamentos do dia-a-dia. São feitos em traços finos e em preto e branco sobre papel.

Cristiano Preas

Cristiano Preas, nasceu e vive no Rio de Janeiro, é autodidata. Grafiteiro, pintor, ilustrador, tem como inspiração a rua, a cidade, o seu dia a dia, as relações interpessoais, o mundo e a própria Arte em geral.
No final da década de 90, Preas começou a produzir sua arte pelas Ruas e atualmente sua linguagem reflete uma forte influência mista da arte geométrica com a figurativa. Com uma sensibilidade e habilidade pessoal de combinar traços, cores e formas em suas composições, vai estampando no ambiente urbano, telas e outros suportes, suas letras de graffiti, seus personagens, suas idéias estéticas e críticas sociais com imaginação e criatividade.

Tito Senna

Artista carioca com exposição atual Trajetórias na GaleRio, vem trabalhando o graffiti como objeto integrante do espaço. Sua proposta ultrapassa os limites da parede. Seu trabalho consiste na tríade entre o artista, obra e a urbis: reflexo da experiência multidisciplinar com arte, graffiti e design.

Wilbor – Wilson Domingues

Wilson Domingues “Wilbor – é carioca, artista visual, diretor de filmes. Dirigiu atuou e produziu o primeiro vídeo de streetskate carioca “021 RSRJ” 59min. lançado em 2002 na época em VHS. Em 2007 lançou o “Sangue e Suor” 40min. também sobre a cena de skate carioca, exibido na Holanda no festival independente “Camera Mundo”. Fundador do Coletivo XV, responsável pela legalização do skate na Praça XV ocupada pelo skate de rua desde 1997 e de 2011 até os dias atuais promovem eventos da cultura do skate no local além de inclusão de mobiliários urbanos para o skate e outros usos. Foi curador e produtor na coletiva “República do Skate” em 2011 no Museu da República. Participou da coletiva internacional “Deslize” no Museu de Arte do Rio em 2013 com suas xilogravuras onde usa as madeiras de skate como matriz e videoarte além de ser curador da sessão de filmes de skate. Tem peças de arte no acervo do Skate em Berlim. Participou da coletiva “Mocambo” 2013 também em Berlin. Teve trabalhos exibidos na Romênia e China. Fez uma individual “Carve” em Nova Iorque em 2015. É artista residente do Despina, “Largo das Artes”.

Abertura

E para celebrar esse dia especial convidamos os músicos que agitam as noites em nossa região, Bruce Man e Serginho Paranhos além da participação especial dos artistas dj’s.

Data Vernissage_
Dia 03/12 – 2016, das 18h às 22h

Link evento fabebook:
http://www.facebook.com/events/216816662089993/

Galeria Celeiro convida você para interagir com esse recorte de arte e ideias.

Artistas_

André Cyriaco – andrecyriaco.com.br
Camila Camiz – facebook.com/artcamiz/
Cazé – facebook.com/cazearte/
Davi Baltar – facebook.com/davibaltarartes
Fábio Tenório – facebook.com/biritaillustration
Guilherme Kid – facebook.com/guilherme.cunha.3591
Iris Hanae – behance.net/irisyamamura
Iris Hanae – behance.net/irisyamamura
Cristiano Preas – facebook.com/CristianoPreas
Tito Senna – titosenna.com
Wilbor – Wilson Domingues – wilbor.net

Exposição_
Tema da exposição: “Atual”.
Curadoria: Galeria Celeiro

Datas_visitação_
06/12/16 a 06/01/2017
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 14h as 20h

Local_
Shopping Piazza – Francisco da Cruz Nunes, 3095, Loja 223 , Itaipu, 24350-310 Niterói
Tel: 55 21 36202112 – 55 21 992854698

+ www.instagram.com/galeriaceleiro
+ www.fb.com/galeriaceleiro

Cadastre-se na Galeria Celeiro:


Para receber informações sobre exposições, cursos, acervo, live e ideias.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)