Fashion Revolution Day

Dia 16 de abril 2016

Programação 16/04.

>> 17h / 18h :::: Mercado de Troca.
Aqui você traz uma peça e ganha uma “moeda” para trocar por outra peça. Upcycling e novas composições de looks fazem parte dessa interação.

>> 18h / 20h :::: Apresentação de ideias e roda de conversa.

As revoluções sustentáveis na moda em Niterói.

Júlia Gravano – Slow fashion / Consumo consciente
Carol Barreto – Ecojoias Carol Barreto
Flávio Lazarino – Design sustentável

>> 20:30h :::: Filme ( HE TRUE COST )

“Essa é uma história sobre moda. Sobre as roupas que vestimos, as pessoas que as fazem e o impacto que a indústria tem sobre o nosso mundo. O preço das roupas tem diminuído por décadas, enquanto os custos humanos e ambientais crescido dramaticamente. “The True Cost” é um filme que levanta as cortinas da história não contada e nos pergunta: Quem realmente paga o preço das nossas roupas?Filmado em diferentes países do mundo, das passarelas mais iluminadas até as favelas mais sombrias, entrevistando personalidades importantes, como Stella McCartney, Livia Firth e Vandana Shiva.”The True Cost” é um projeto sem precedentes que nos convida a olhar uma jornada em torno do mundo e dentro das vidas de muitas pessoas e lugares atrás de nossas roupas.”
Duração 92minutos

>> Paralelamente 17h / 21h

:: Mercado de troca.

:: Mini Mercado de estilistas locais que também estão fazendo revolução, com:

– Luciana Tostes
– Made in Jota + Carol Berto
– Ecojoias Carol Barreto
– S1 – Somos1

Evento realizado coletivamente


A Ecojoias Carol Barreto é uma marca carioca, há 10 anos no mercado, com um olhar sustentável na criação de joias, a partir da reutilização de resíduos recicláveis. São joias artesanais, confeccionadas sem pressa, dando uma segunda vida para materiais que seriam descartados logo após o uso, utilizando desde garrafas pet à cotonetes.

www.carolbarreto.com.br
Instagram: @ecojoiascarolbarreto
Facebook: facebook.com/ecojoiasporcarolbarreto

Lusco Fusco Eco Fashion – Moda sustentável para pessoas que se importam!

A Lusco Fusco nasceu da vontade de transformar o mundo em um lugar melhor através da moda, onde o planeta seja preservado, os trabalhadores valorizados e as pessoas possam se vestir de maneira mais justa e sustentável. Queremos incentivar mudanças positivas na nossa sociedade, tanto ecologicamente quanto socialmente e mostrar que podemos mudar o mundo, uma peça de roupa por vez.

Utilizando como matéria-prima os retalhos de tecidos que sobram nas confecções – e que seriam descartados – e trabalhando com mão-de-obra local de forma digna, criamos peças de roupa com grande impacto positivo: nossas blusas, saias e vestidos geram menos resíduos, menos poluição ao ambiente com corantes e similares, otimizam o uso de água e energia, melhor aproveitam os recursos naturais, valorizam o capital humano local, geram trabalho e renda para a comunidade, apoiam o artesanato tradicional e incentivam iniciativas sustentáveis.
Como resultado surgem roupas com design exclusivo, cortadas e montadas individualmente, que são responsáveis, autorais, alegres, únicas e especiais – a cara das mudanças que queremos ver!

www.lojaluscofusco.com.br
Instagram: @luscofuscocosturas
Facebook: www.facebook.com/luscofuscocriacoes

Flávio Lazarino é Designer, artista multimídia e ativista socioambiental. Se dedica em desenvolver projetos criativos multidisciplinares com baixo impacto e custo em seu processo e experimentação.

É dono da marca Homem-Árvore LifesStyle, que traz uma proposta de negócios baseado no consumo consciente e na sustentabilidade do planeta.

Ministrou aulas nos projetos: Arte Ponto a Ponto, pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), e Jovem Artesão, pela ONG Galpão Aplauso.

Desenvolve palestra sobre moda, ecologia e ativismo, nas universidades Veiga de Almeida, Cândido Mendes, UniCarioca e em rodas de conversa em escolas estaduais.
Realizou trabalhos para espaços culturais como Circo Voador, Cep20000, Sérgio Porto, Oi Futuro, Sesc, entre outros. Foi responsável pelo projeto gráfico e algumas ilustrações – junto aos índios e professores da Escola Indígena Guarani – do 1º Almanaque Indígena Guarani –Maino´i Rapé (O Caminho da sabedoria), projeto esse viabilizado pelo Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular, IPHAN, UNESCO, Pró-Índio.
Atualmente é dono e curador da Galeria Celeiro em Itaipu, Niterói.

www.flaviolazarino.com
Instagram: @homemarvorelifestyle
Facebook: www.facebook.com/homemarvore.lifestyle

Prestes à terminar a graduação em Design de Moda na Universidade Veiga de Almeida, Júlia Gravano, que se denomina como Afroempreendedora criaiva, é técnica em Design de Moda e Coordenação de Estilo pelo Senac Rio. Interessada pela área de comunicação e produção de moda, já atuou como Visual Merchandising nas lojas Riachuelo, Assistente de Produto de Moda na Glamour Oficial e Produtora de Moda na MktMix Assessoria de Comunicação. Tem cursos como Produção de Moda, Visual Merchandising, Jornalismo de Moda, Gestão de E-Commerce e Consultoria de Imagem em seu currículo.
Sempre foi adepta ao slow fashion mas só se deu conta disso há pouco tempo, quando começou a estudar mais profundamente sobre o tema. Começou a carreira como modelo e hoje é diretora criativa na marca made in Jota, produz conteúdo para seu blog e canal no youtube. Também desenvolve websites para autônomos, freelancers e pequenas empresas e é consultora de moda. Quer abraçar o mundo com as mãos, ama escrever e uma de suas maiores felicidades foi se descobrir empreendedora.

www.juliagravano.com
Instagram: @jugravano
Instagram: @madeinjota
Facebook: www.facebook.com/JuliaGravano.blog

Luciana Tostes é consultora de estilo, percebendo uma falta no mercado de marcas de moda que valorizassem o biotipo da mulher brasileira, impondo padrões que não atendiam muitas de suas clientes. Luciana criou sua própria marca, visando mulheres práticas, modernas e sofisticadas. As peças são desenvolvidas não somente baseadas em tendências, mas para atender e valorizar o biotipo de cada mulher. Com modelagens confortáveis e que atendem variados estilos.

www.lucianatostes.com.br
Instagram: @estilolucianatostes
Facebook: www.facebook.com/ltlucianatostes

A S1 é uma marca de acessórios que tem suas principais referências na arte e no Rock’n’Roll. Desenvolvemos produtos de qualidade, com acessórios feitos à mão que agregam originalidade e exclusividade ao seu look. As peças são rústicas, autorais, artesanais, exclusivas e tem uma pegada rocker. A marca agrega valores como a sustentabilidade, ecofriendly e slow fashion. A S1 aposta no upcyling e por isso utiliza retalhos de tecidos, borracha de pneu e sucata como matéria prima. A direção criativa é da artista urbana e graffiteira Lya Alves e do músico André Alves: daí a veia artsy nos acessórios.

Instagram: @s1tribalsystem
Facebook: www.facebook.com/s1tribalsystem

Se você também faz parte dessa revolução e reside em Niterói, mande um email para contato@galeriaceleiro.com e vamos conversar, mas aproveite e venha no evento, ajude a contruir essa ideia.

Fique ligado:

O movimento global Fashion Revolution acredita em uma indústria da moda que: valoriza e respeita as pessoas; preserva o meio-ambiente; promove criatividade e inovação; e distribui riquezas em medidas justas. A sua missão é sensibilizar e conscientizar a sociedade para tornar estas crenças realidade.

– Você também pode participar ONLINE no dia 24/04, é muito fácil:
1. Tire uma foto com uma peça de roupa do lado avesso.
2. Poste em suas redes sociais perguntando à marca: “#QuemFezMinhasRoupas“? Use as hashtags #whomademyclothes e #FashRev

fashionrevolution.org
youtube.com/watch?v=MizN5x6FhrQ
facebook.com/fashionrevolution.brasil
twitter.com/Fash_Rev_BRASIL
instagram.com/fash_rev_brasil

Cadastre-se na Galeria Celeiro:


Para receber informações sobre exposições, cursos, acervo, live e ideias.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)