Intervenção #02 – “Planos do Pensamentos” de Christiano Mere – Dia 09/09/2017.

Muitas vezes, é a partir dos objetos que construímos nossas relações com os espaços. E são nessas relações onde encontram-se os vestígios dos nossos encontros. Essa é a questão central da mostra que Christiano Mere fará no dia 09 de setembro, com o título de “Planos do pensamento”. A ação acontecerá apenas no sábado no espaço expositivo da Galeria Celeiro. Nela, a investigação do artista sobre as maneiras de visualizar essas marcas se configuram em propostas e meios de lidar com as marcas, que representam, muitas vezes, os impedimentos e normas que configuram erros e acertos, e que subjugam a partir da ideia de utilidade dos nossos preenchimentos.

A ação, proposta, lida com o fazer manual e a errância em busca de formular outras relações com os objetos e com a técnica a partir de esculturas de madeira, vidro e cerâmica, assim como um paralelo do artista em relação ao mestrado em escultura na escola de belas-artes em Lisboa, e as conveniências do tempo de residência na SSW na Escócia. A ação acontece somente no dia 9 de setembro, sábado, na Galeria Celeiro, em Itaipu , Niterói das 17 às 21h.

O dia se desdobra com a exibição do filme “Machismo em Cuba? Sobre feminismo e ser mulher na ilha.”, de Emy Lobo e sua visita a Cuba. O filme retrata a busca por compreender as lacunas culturais a partir do feminismo na ilha. Relatos e histórias se misturam na tentativa de construir um pensamento sobre pertencimento, raízes e cultura.

> Sobre o artista:

Christiano Mere é um artista brasileiro natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Brasil. Tanto na pesquisa acadêmica quanto prática, as questões sobre o papel do artista na sociedade estão em pauta nas suas ações. Onde busca estabelecer uma conexão mais profunda das questões utilitárias que governam o comportamento social. Assim, desenrola uma trajetória entre arte e design, convergindo na construção e reconfiguração de espaços e ações para que possam surgir outras percepções sobre o espaço.

Com este corte, participou de grupos de estudos como “Estudos das Artes nos Contextos Sociais” guiados por Guilherme Vergara (Dir. Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC) e dos Workshops de História e Crítica que fazem parte do Projeto Plataforma de Emergência Hélio Oiticica Municipal Art Center, foi também artista convidado no programa de residência SSW (Escócia Esculturas Workshop 2016). Contudo, orientado grupos de estudo sobre o processo criativo na Biblioteca Parque de Niterói, RJ Brasil.

> Principais exposições e trabalhos:

Ação artística sobre a Experiência Prive no espaço público (reuniões no BPN – Biblioteca Parque de Niterói)
Exposição coletiva “Coleção e convidados” da Galeria Celeiro RJ – 2016;
O trabalho coletivo com o SSW, Mesa Baldia, participou do Aguas Escondidasshow no MAC Niterói – 2016;
ZineDisfunction at Public Library – 2015 (reuniões sobre processo criativo no BPN – Biblioteca Parque de Niterói);

> Formação:

Artista residente no SSW (Workshop Escocês de Escultura) no Programa de Residência SSW em 2016;
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Workshop de História e Crítica. Título: Crítica e escrita
O que faz parte do projeto HO Emergency Platform em 2016;
Professor em Livros Digitais no IED RJ (European Design Institute) em 2016;
Parceiro e Diretor do estúdio de edição digital Soup Studio desde 2013
Bacharel em Design (programação visual) UNESA em 2010

www.chritsianomere.com.br

Sobre Emy Lobo:

Emy Lobo é diretora. Descobriu no cinema sua forma de se expressar e de lutar por um mundo melhor. Estudou na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e atualmente ​realiza projetos independentes com foco em temas sociais​.

Ação único dia_
Dia 09/09 – 2017, das 17h às 21h

Local_
Galeria Celeiro
Shopping Piazza – Francisco da Cruz Nunes, 3095, Loja 223 , Itaipu, 24350-310 Niterói
Tel: 55 21 36202112 – 55 21 992854698

Cadastre-se na Galeria Celeiro:


Para receber informações sobre exposições, cursos, acervo, live e ideias.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)